Meio Ambiente |

Meio Ambiente do Paulista promove atividades inclusivas para crianças especiais

Iniciativa ocorreu em alusão a comemoração do Dia Mundial da Fauna, no manguezal próximo à PE-22

Em comemoração ao Dia Mundial da Fauna, que é em 14 de março, a Secretaria Executiva de Meio Ambiente de Paulista promoveu, nesta sexta-feira (17.03), atividades inclusivas para crianças especiais e em vulnerabilidade social, atípicas, com o transtorno do espectro autista, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, síndrome de down e também com crianças típicas do município. A iniciativa, que contou com a colaboração da Organização Não Governamental Anjos da Guarda, foi realizada no manguezal localizado na rodovia PE-22, nas proximidades da Comunidade Chega Mais, em Pau Amarelo.

Na ocasião, as crianças puderam desfrutar de momentos lúdicos e jogos educativos de preservação ambiental. Segundo os colaboradores da ONG, o fato de estas crianças serem especiais não as impede de que elas tenham essa experiência. “As crianças das quais tratamos aqui já moram perto do manguezal. Isso faz parte de seu entorno natural e trabalhar o ser humano deles e suas potencialidades contribui para que se adaptem melhor às suas condições singulares”, ressaltou o orientador social da ONG, Cidcleiton da Silva.

Para a educadora social da ONG, Catherina Mônaco, atividades como esta facilitam e ajudam em seu desenvolvimento. "Com a estimulação sensorial de seu corpo eles trabalham sua integração para atividades da vida diária. Enfrentar os desafios de conviver melhor em nesses ambientes, superando as dificuldades próprias, eles experimentam os sons da natureza, sentem a lama nos pés, observam os bichos do manguezal, respiram o odor específico da área e isso os desperta cada vez mais a naturalidade da vida”, complementou a educadora Catherina.

De acordo com a analista ambiental, Bruna Maldonado, a importância de atividades como essa permitem o despertar para a preservação do meio ambiente. “Recebemos o convite da instituição para falar sobre os animais desse ecossistema e, sobretudo, viabilizar que as crianças vivenciem essa experiência em sua integração à sociedade", explicou a analista Bruna.

“A inclusão social parte de todas as boas iniciativas e propicia a oportunidade do ensino da preservação ambiental às crianças e cria a mudança do pensamento crítico, ensinando a uma geração a cuidar da natureza”, frisou a técnica ambiental Juliana Lira.