Meio Ambiente |

Meio ambiente de Paulista realiza fiscalizações no Parque do Janga

O trabalho tem objetivo de levantar dados sobre a degradação existente para o primeiro trimestre de 2023

Na continuidade das ações já iniciadas em 2022, a Prefeitura do Paulista realizou, na tarde desta terça-feira (14.03), fiscalizações na área do Parque do Janga. O trabalho teve o objetivo de levantar dados sobre a degradação existente para o primeiro trimestre de 2023. A ação foi realizada através da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA), com o apoio  do 17º batalhão da Polícia Militar de Pernambuco e da Delegacia de Polícia de Meio Ambiente (Depoma).

Na ocasião, foram identificados vários crimes ambientais, como desmatamento, queimadas, tentativa de construções irregulares e ligações clandestinas de energia, quando foram realizadas notificações e autuações aos infratores na área.

Os dados coletados serão documentados para realizar o comparativo com o primeiro trimestre do ano passado, e, assim, diagnosticar os resultados do trabalho de recuperação do meio ambiente, realizados pela Prefeitura de Paulista, bem como para atender às recomendações do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) nesse sentido.

O secretário executivo de Meio Ambiente do município, Clécio Araújo, explicou que o trabalho constante de fiscalização nas unidades e áreas de conservação da cidade, desde o ano passado, conta com uma ferramenta especial que é a análise das áreas por meio do voo de drone, possibilitando agir rapidamente para identificar as atividades ilegais e de crimes ambientais.

“Em conjunto com o apoio das polícias Militar e Civil identificamos os infratores, coibimos as irregularidades e, sobretudo, mapeamos os locais para realizarmos a recuperação dos mesmos com reflorestamento”, frisou o servidor.

O Parque do Janga foi constituído como Unidade de Conservação Integral por meio de Decreto Municipal em dezembro de 2022, aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, sendo vedada qualquer tipo de intervenção ou utilização do solo para fins de moradia ou exploração comercial.