Meio Ambiente |

Mais 110 filhotes de tartaruga de pente nascem em Paulista

Ovos eclodiram na Praia de Enseadinha, no Janga

A cidade do Paulista registrou, na manhã desta segunda-feira (13.03), o nascimento de 110 filhotes de Tartaruga de Pente (Eretmochelys imbricata). A caminhada dos bichinhos até o mar aconteceu na praia de Enseadinha, no Janga.

O espetáculo da natureza foi acompanhado por servidores da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA) e pelos voluntários do Projeto de Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas do município, Kelly Castro e Jaime Costa.

"Vínhamos olhando o ninho para verificar se os filhotes já estavam saindo para a superfície e, hoje, nos deparamos com essa grata surpresa”, disse o voluntário Jaime Costa.

“É fantástico um momento assim, participar do nascimento e da caminhada das tartaruguinhas não tem preço, e, sobretudo, nos ensina como é perfeita a natureza”, completou Kelly Castro.

Após serem notificados pelos voluntários, a equipe de analistas da Prefeitura realizou os procedimentos necessários para garantir que os filhotes chegassem até o mar, preservando a espécie marinha que está em perigo de extinção e evitando qualquer intervenção humana.

“Temos que lembrar que, de cada mil tartarugas, duas conseguem se desenvolver até a fase adulta, por isso a importância de propiciar as condições necessárias para que nasçam com segurança e cheguem ao mar", frisou a analista ambiental da SEMA e pesquisadora do Projeto, Bruna Maldonado.

Ao presenciar a desova de tartarugas, a população deve, entrar em contato com a Secretaria Executiva de Meio Ambiente do município, por meio do número/WhatsApp: (81) 99836-9947, ou através dos canais oficiais da Prefeitura do Paulista, pelo site: www.paulista.pe.gov.br, no endereço de Instagram: @prefeiturapaulistape, ou pelos endereços auxiliares: @sema_paulista, @sedurtma. O público também pode ligar para o fone 153, da Guarda Municipal.

CRIME - É importante informar que nas placas de sinalização dos ninhos está descrita a Lei 9.605, no Art. 29. A Legislação esclarece que vandalismos e violações aos ninhos, ou captura de filhotes, ou comercialização dos mesmos são um crime ambiental, com multas que vão de R$ 500 a R$ 5 mil, e pena de seis meses a um ano de prisão.

Assista os vídeos do nascimento no link:  https://we.tl/t-pWbKV4XkMK