Políticas Sociais |

Prefeitura do Paulista faz a entrega de 347 certificados do curso de Microempreendedor Individual

Iniciativa é uma parceria entre gestão municipal e o Programa Qualifica + Progredir, do Colégio Agrícola (CODAI)

Em cerimônia simples realizada, na noite desta quinta-feira (26/01), 347 pessoas receberam um certificado do curso de Microempreendedor Individual (MEI) e estão aptas a iniciar o próprio negócio com mais autonomia e organização. A capacitação foi promovida pela Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos. O evento foi realizado no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) Paulista.

Com o intuito de promover o acesso gratuito à qualificação profissional, a gestão municipal firmou uma parceria com o Programa Qualifica + Progredir, do Colégio Agrícola (CODAI), e com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O curso foi ministrado em vários locais no município, como na Escola Municipal Governador Carlos Wilson, no bairro do Janga; na Igreja Batista do Forte, em Pau Amarelo; na Comunidade dos Filhos de Nossa Senhora da Conceição; e na Escola Estadual Custódio Pessoa, em Paratibe.

“As Turmas concluintes iniciaram as aulas em agosto e setembro de 2022, em vários pólos oferecidos pela secretaria, O objetivo foi promover esses cursos gratuitos, e, ainda, facilitar o acesso das pessoas aos cadastros como Microempreendedor Individual (MEI). Com isso, além de regularizar seus próprios negócios, elas foram  se profissionalizando com um Curso Básico de Contabilidade e com o Curso de Marketing para melhorar o atendimento aos seus clientes”, explicou a superintendente dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do Paulista, Marta Gonçalo.

Os cursos foram gratuitos, na modalidade presencial, com o objetivo de qualificação profissional e geração de emprego e renda.  Nas aulas foram abordados temas  como: Empreendedorismo, identificação de seu talento; contabilidade básica; formalização como MEI; técnicas de negociação; marketing nas mídias sociais; dentre outros.

Um dos concluintes do curso é o aluno Adriano Matheus, morador do bairro de Arthur Lundgren I, que ressaltou a importância de fazer o curso. “Eu queria entender um pouco sobre o que é ser MEI, e por isso me inscrevi no curso. Foi de grande importância todo aprendizado. Quero agradecer à Prefeitura pela oportunidade e também ao CODAI. Na parte financeira, de como gerir a parte de marketing, essas aulas foram como uma luz para mim. Tenho certeza que todo esse auxílio fará total diferença na minha vida empresarial, inclusive quero fazer outros cursos”, contou.

A professora adjunta do Programa Qualifica + Progredir, da CODAI, Suely Alves, ressaltou a importância do acolhimento da Prefeitura e o que espera para esses alunos daqui para frente. “Com a parceria da Prefeitura, foi possível juntar todos os alunos hoje aqui. A pandemia mudou muita coisa, até na forma de vender, e com o auxílio do curso esperamos que os alunos tenham se inspirado, aprendido algo novo, que mude a percepção sobre os seus negócios. Foi um curso curto, mas com muito a aprender. Os alunos podem não utilizar isso agora, mas daqui para frente eles vão poder aplicar o que foi apreendido em diversas situações”, comentou.

O curso teve carga horária de 160 horas, com três meses de duração. Os alunos recebem R$ 10 por dia de aula. Em três meses de curso, os alunos receberam R$ 530, que foram divididos durante o período da capacitação. Para se inscrever no curso, foi preciso ser morador de Paulista, ser maior 18 anos de idade, Ensino Fundamental Completo e informar o Número de Inscrição Social (NIS).