IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Saúde |

Em Paulista, fibromialgia é tema do primeiro Café com Ciência de 2023

Evento aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde do município

Com o tema “Fibromialgia: Os desafios de uma doença invisível”, profissionais da Atenção Básica de Saúde do Paulista participaram, na manhã desta quinta-feira (26/01), de mais uma edição do Café Com Ciência. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde do município, que fica no Centro Administrativo da Prefeitura do Paulista, em Maranguape I. 



A fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura e causa uma dor generalizada nas articulações, assim como no corpo inteiro. Organizado pela Superintendência de Políticas Estratégicas, o evento teve a apresentação de palestras sobre o que é a fibromialgia, quais os sintomas, diagnóstico, tratamento e informações sobre os pontos de dor. O encontro contou ainda com depoimentos de duas convidadas e terminou com um café da manhã para os presentes.



De acordo com os especialistas, os sintomas para esta doença são: dor, fadiga (cansaço), sono não reparador, alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão, alterações intestinais e sensibilidade ao toque. O diagnóstico é clínico, ou seja, é realizado por meio da história dos sintomas e do exame físico por médico reumatologista. 



“Para mim, o momento de mais dificuldade foi conscientizar as pessoas, pois é muito fácil dizer: ‘Besteira. Isso aí é uma dorzinha’. E não é. Uma hora você sente todos os teus dentes doerem. É uma dor perturbadora, que tira a pessoa do sério. Muitas pessoas ficam em suas casas, com depressão, porque não tem apoio nem no trabalho, nem em casa. Para mim, o essencial do tratamento é o apoio psicológico, e o cuidado da família”, disse a usuária do SUS, Maria da Conceição Medeiros de Lima Santos. 



De acordo com a superintendente de Políticas Estratégicas da Secretaria de Saúde do Paulista, Jakeline Morais, esse é um projeto com o intuito de levar conhecimento à população e aos profissionais de saúde do município. 


“Nesta edição do Café com Ciência, no qual estamos falando sobre a fibromialgia, contamos com a presença do público em geral e de profissionais, como fisioterapeuta e educador físico, dando a palestras, e ainda com duas convidadas que são usuárias do SUS, com fibromialgia, dando seus relatos de como é viver com essa dor invisível”, explicou Jakeline Morais. 


No tratamento, geralmente são utilizados medicamentos antidepressivos, antiinflamatórios, relaxantes musculares prescritos pelo médico, terapia cognitivo comportamental, acupressão e acupuntura, métodos para alívio de estresse, massagem leve e técnicas de relaxamento.


Foto: Danilo Brito / Prefeitura do Paulista

--


Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441