Saúde |

No Janeiro Roxo, profissionais da Rede Municipal de Saúde do Paulista recebem treinamento

Objetivo é capacitar as equipes sobre a importância da prevenção à hanseníase e do diagnóstico precoce

As ações do Janeiro Roxo, mês de conscientização e prevenção à hanseníase, seguem acontecendo na cidade do Paulista. Nesta quarta-feira (18), a Prefeitura Municipal promoveu palestras para os profissionais da rede municipal de saúde, na Faculdade de Saúde do Paulista (FASUP), localizada no bairro do Janga. A programação terá continuidade nos dias 19, 25 e 26 de janeiro.

O treinamento desta quarta foi realizado pelo médico dermatologista e hansenólogo Dr. Francisco Almeida, convidado pela Secretaria de Saúde do município, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, Diretoria de Vigilância Epidemiológica e Coordenação de Prevenção e Controle da Hanseníase, em conjunto com a Superintendência de Atenção Básica e Políticas Estratégicas.

“Fui convidado pela gestão e vim oferecer essa capacitação para os profissionais da Atenção Primária em Saúde, em alusão ao Janeiro Roxo. O treinamento foi composto por um módulo teórico e por um módulo prático, no qual demonstramos o que foi trabalhado na teoria”, destacou o médico hansenólogo.

Na ocasião, a Prefeitura entregou a uma representante de cada unidade de saúde da rede básica e das policlínicas um kit com materiais utilizados na realização do diagnóstico da hanseníase.

As enfermeiras sanitaristas Maria Eduarda Queiroz e Thaísa Kelly, integrantes da equipe técnica de Hanseníase da Secretaria Estadual de Saúde, estiveram presentes na atividade. “Viemos aqui prestigiar o evento em Paulista, pois sabemos como essa ação alusiva ao Janeiro Roxo é fundamental. Também é importante acompanhar o trabalho feito no município. O que está sendo feito aqui, hoje, vai dar mais qualificação e segurança aos profissionais para realizarem o diagnóstico, e isso reflete nos dados epidemiológicos“, disse Maria Eduarda Queiroz.

A hanseníase é uma doença crônica negligenciada, que tem cura e tratamento oferecido, gratuitamente, pelo Ministério da Saúde, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Se não diagnosticada precocemente, a enfermidade pode deixar graves sequelas funcionais no indivíduo, bem como aumentar os números de pessoas doentes, refletindo em piores indicadores de saúde.

Cronograma do Janeiro Roxo

Além de tratar sobre os cuidados necessários em relação à hanseníase, a programação aborda a educação frequente em saúde, tendo como tema "A educação permanente em hanseníase como um caminho para o fortalecimento da saúde pública do Paulista”.

O objetivo é lembrar a importância do diagnóstico precoce. Agentes Comunitários de Saúde (ACS), médicos, enfermeiros, dentistas e profissionais de reabilitação da Rede Municipal de Saúde – Atenção Básica e Especializada - serão contemplados com diversas atividades.

Confira a programação:

18/01/2023

- Local: Faculdade de Saúde de Paulista (FASUP), na Avenida Cláudio José Gueiros Leite, 3580, no Janga.

19/01/2023

- Local: Auditório da Secretaria de Saúde do Paulista, no Centro Administrativo da Prefeitura do Paulista, na Avenida Brasil Prefeito Geraldo Pinho Alves, em Maranguape I.

- 13h30 às 17h.

25/01/2023

- Local: UNINASSAU PAULISTA - Rodovia PE-15, ao lado do Paulista North Way Shopping, no Centro.

26/01/2023

- Local: UNINASSAU PAULISTA (Rodovia PE-15, ao lado do Paulista North Way Shopping, no Centro).