Meio Ambiente |

Prefeitura do Paulista coordena ações de combate a crimes ambientais na Zecua Parque do Janga

Unidade de Conservação de Proteção Integral sofreu tentativa de invasão

Em ação conjunta com a Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente - CIPOMA - e com o 17º Batalhão da Polícia Militar, a Prefeitura do Paulista realizou, nesta terça-feira (17), uma ação de combate a crimes ambientais na, Zecua Parque do Janga. Houve, no local, uma tentativa de invasão organizada por pessoas de fora da cidade, que desmataram e queimaram áreas verdes no intuito de invadir e tomar posse do espaço. Quatro pessoas foram presas em flagrante e vão responder por crime ambiental.

"Durante o trabalho de monitoramento constatamos que estavam invadindo as terras do Parque do Janga e, imediatamente, entramos em contato com a CIPOMA e com o 17º Batalhão, mobilizando também os servidores do Departamento de Controle Urbano (DCU) da Prefeitura, para realizar essa ação de combate às invasões e, consequentemente, à degradação ambiental provocada pelos os invasores”, destacou o secretário Executivo de Meio Ambiente, Clécio Araújo.

Desde o final do ano de 2022, a Zona Especial de Conservação Urbana e Ambiental Zecua Parque do Janga passou a ser uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, não sendo permitido no local parcelamento do solo, construções para moradia e cultivos agrícolas.

Para realizar denúncias sobre invasões e supressão de vegetação em unidades de preservação ambiental e parques do município do Paulista, a população pode ligar ou enviar mensagem por WhatsApp para o número do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU), da Secretaria Executiva de Meio Ambiente - (81) 99836 - 9947 -, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Também é possível denunciar as irregularidades ligando para a Delegacia de Policiamento de Meio Ambiente (DEPOMA)-  (81) 3184-7119 - ou para a CIPOMA (190).

Matéria Armando Fuentes

Fotos Divulgação