Ação integrada |

Paulista inaugura Centro Integrado de Habilitação e Reabilitação Criança Feliz

Unidade terá como público-alvo o segmento infanto-juvenil com deficiência

A Prefeitura do Paulista inaugurou, nesta sexta-feira (06), o Centro Integrado de Habilitação e Reabilitação Criança Feliz. O equipamento realizará diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado. A estrutura fica na Avenida Manoel Gonçalves da Silva, 76, na Vila Torres Galvão, e o funcionamento será de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h.

A iniciativa é uma ação conjunta da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos e da Secretaria de Saúde. Para ser atendido, os pais ou responsáveis precisam procurar atendimento na Rede Especializada de Saúde ou na Atenção Básica, que farão os devidos encaminhamentos.

“Sei a importância desse momento na vida dessas mães e desses pais, que lutaram muito por isso aqui. Esse espaço vai ser de muito valor para essas famílias, para esses pais e mães que são verdadeiros heróis e heroínas, sempre enfrentando e passando pelas dificuldades. Quero agradecer a todos que ajudaram a construir esse Centro tão lindo”, disse o prefeito Yves Ribeiro.

O serviço contemplará meninas e meninos com deficiências múltiplas (físicas e intelectuais) de graus leve e moderado. Na área de reabilitação, haverá fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e fisioterapia, além de atendimentos médicos, de odontologia e exames de audição. O Centro também vai disponibilizar oficinas para trabalhar as habilidades na música, artes, funcional, entre outras.

Aldemir José, pai de uma criança com deficiência, esteve presente no evento de inauguração e expressou toda sua satisfação com o novo espaço. “Agradeço muito a Deus e ao prefeito Yves Ribeiro por esse Centro de Reabilitação. A gente vivia numa aflição muito grande, precisando muito de um espaço como esse para atender nossos filhos especiais. Muitas mães e muitos pais como eu estão felizes por essa realização“, ressaltou.

O Centro Integrado foi construído através de uma parceria com o Grupo SER Educacional. A instituição vai disponibilizar estudantes de medicina da UNINASSAU do Paulista e do Recife para trabalhar, em forma de estágio, junto com a equipe do município que vai atuar no local. Além disso, a ideia é cuidar de quem cuida, estendendo a parceria através da oferta de oportunidades de formação para os pais das crianças.

“Vim prestigiar esse espaço maravilhoso, que está sendo aberto para que a gente possa receber nossas crianças. Quero parabenizar ao prefeito Yves Ribeiro e à secretária de Políticas Sociais, Kelly Tavares, por essa iniciativa, que vai ajudar muito as crianças com deficiência e suas famílias. Uma demanda muito importante foi atendida“, destacou a integrante do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Roberta Nunes.