Infraestrutura |

Programa Acelera Paulista vai pavimentar ruas e construir praça em Conceição

Obras serão coordenadas pela Secretaria de Infraestrutura

No bairro de Nossa Senhora da Conceição, em Paulista, o prefeito Yves Ribeiro assinou, na tarde desta quinta-feira (05/01), Ordem de Serviço para a execução das obras de pavimentação das ruas Ursa Maior e Rua João Paulo II, e da construção da Praça da Coruja. A solenidade aconteceu em frente ao terreno que receberá o novo espaço de lazer e convivência, e contou com a presença dos moradores da localidade.

A iniciativa faz parte do pacote de obras do Programa Acelera Paulista (PAP).  As duas ruas têm uma extensão de cerca de um quilômetro, ligando as rodovias PE-01 e PE-22.

A obra era bastante aguardada pelos moradores, que ficaram satisfeitos com a novidade, como no caso de seu Edmilson José. "Quando chovia ninguém podia passar, pois isso aqui era intransitável. O pessoal pegava camarão nas poças d’água e hoje a gente vai ter uma rua pavimentada”, disse o morador.

De acordo com o engenheiro e secretário de Infraestrutura do Paulista, Lídio Valença, as duas ruas contarão com obras de pavimentação em paralelepídedos, drenagem subterrânea, com tubulações, além de calçadas com acessibilidade.

“Após a conclusão, essas ruas terão capacidade de absorver, não só a drenagem da própria rua, como também de todas as ruas do seu entorno. Além disso, a via terá calçadas com acessibilidade,  não só para portador de deficiência de mobilidade, como também para deficientes com problemas visuais”, destacou Lídio Valença.

Em relação à Praça da Coruja, o secretário explicou que tem uma questão ambiental a ser observada nessa obra, pois no local existem ninhos de corujas, que deverão ser preservados e protegidos com a implantação de círculos de aproximadamente 10 metros de diâmetro. Os pontos já foram georreferenciados pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente. No entorno dos círculos, a praça contará com bancos, pista de cooper, Academia da Saúde, brinquedos e calçadas.

Na ocasião, o prefeito Yves Ribeiro ressaltou a importância dessas obras para a população da localidade. “É com muita alegria que a gente trabalha num projeto, que é um projeto da sociedade, através desse projeto de investimento de quase R$ 2 milhões, para a Praça da Coruja e essas duas ruas”, ressaltou o gestor.

ILUMINAÇÃO

Além dos serviços estruturais de pavimentação e drenagem, as ruas Ursa Maior e Papa João Paulo II, também contarão com iluminação de led. A partir desta sexta-feira (06/01), 16 ruas serão contempladas com a substituição de lâmpadas de carbono por led, o que equivale a cerca de novas 200 lâmpadas que deverão ser colocadas nos postes.

Fotos: Juan Marvin / Cena Quatro