Meio Ambiente |

1° ninho de tartarugas marinhas é identificado na orla do Paulista na temporada 2022/2023

Secretaria Executiva de Meio Ambiente fez a demarcação da área

A Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA) do Paulista demarcou, nesta terça-feira (27.12), o primeiro ninho de tartaruga marinha na Praia da Conceição, da temporada 2022/2023. O local foi identificado pelo pescador Valdomiro Guimarães da Silva, que acompanhou o momento em que o animal desovou, e na sequência um agente de limpeza da praia, já voluntário do Projeto de Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas, entrou em contato com a equipe responsável pelo monitoramento da SEMA.

“Tenho uma caiçara perto da minha residência, onde guardo os equipamentos de pesca e decidi dar um descanso após o trabalho pela madrugada. Com o sol já raiando escutei uma zoada como se fosse de areia sendo retirada ou escavada, nesse momento abri a porta da caiçara e me deparei com o bicho que já estava desovando e logo enterrando os ovos. Ao terminar, acompanhei a tartaruga até o mar e outro rapaz da limpeza urbana foi quem informou às autoridades competentes sobre o fato. Para mim é muito importante como pescador e homem do mar a preservação dos animais marinhos e fico feliz em saber que a Prefeitura do Paulista prontamente fez a sinalização do ninho para o cuidado com ovos e o nascimento dos filhotes.”

Nos 14 km de orla marítima, Paulista apresenta desovas das cinco espécies de tartarugas marinhas, predominantes no litoral brasileiro, quatro já foram registradas: Eretmochelys imbricata (tartaruga-de-pente), Chelonia mydas (tartaruga verde), Lepidochelys olivacea (tartaruga oliva) e Caretta caretta (tartaruga cabeçuda).

Na temporada 2021/22 foram registrados um total de 3250 filhotes nascidos em 38 ninhos onde a praia de Enseadinha, no Janga, teve o maior número de ninhos, com 23 registros, seguida das praias de Maria Farinha e Conceição, com 12 e 3 ninhos, respectivamente. A espécie que mais desovou foi a tartaruga de pente com um total de 31 ninhos e 2670 filhotes que caminharam até o mar. Também foram registrados cinco ninhos de tartaruga verde, com 415 filhotes e dois ninhos de tartaruga oliva, com 165 filhotes.

Ao avistar uma tartaruga ou rastro na areia, entre em contato com a equipe do projeto através do número (81) 99836-9947 (Whatsapp) ou pelo número 153 da Guarda Municipal assim como por meio dos emails: @sema_paulista ou @paulista.tartarugasmarinhas