Educação |

Prefeitura do Paulista promove evento sobre avaliação educacional

Ação teve homenagens, palestra e apresentações culturais

A Secretaria de Educação do Paulista realizou nesta terça-feira (27), no auditório localizado na sede da pasta, o evento “Avaliação Educacional: processos e novas perspectivas de acompanhamento”. A atividade foi promovida pela Gerência de Avaliação Educacional, contando com a participação de gestores, técnicos e professores da Rede Municipal de Ensino.

Além da entrega de homenagens e da realização de uma palestra com o professor Jamil Costa Ramos, a iniciativa teve apresentações culturais do Maracatu Boi de Maria Preta, da Banda Marcial do Colégio Municipal Firmino da Veiga e do cordelista e professor Lenildo Surubim.

O objetivo é socializar os resultados das avaliações na Rede Municipal e homenagear as escolas que alcançaram as melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021. Com isso, além de dar o devido reconhecimento às unidades de ensino, aos estudantes e aos professores, a iniciativa estimula toda a rede a buscar os melhores caminhos e resultados no processo de aprendizagem e ensino, fomentando uma educação de qualidade.

Foram homenageadas as Escolas Municipais Professora Alga Marina, representada pelos professores Albanize Almeida e Marcos Antônio da Silva; Professor Paulo Freire, representada pela professora Elivania Monteiro; e Dr. Carlos Alberto da Silva, representada pela professora Débora Souza.

Em seu discurso, o prefeito Yves Ribeiro destacou a importância do Ideb e das demais avaliações educacionais, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB - e o Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco - SAEPE. "Quero parabenizar todos que fazem parte da rede municipal. Graças ao empenho e ao trabalho de todos estamos obtendo resultados positivos. Esses indicadores são importantes para avaliarmos a educação do município. Apesar das dificuldades que encontramos pelo estado em que a rede municipal estava quando assumimos, além de termos passado por um momento muito complicado, que foi a pandemia, estamos avançando e vamos avançar cada vez mais", completou o gestor. A rede pública realiza, além das avaliações externas (SAEB E SAEPE), a AMUDEP - Avaliação Municipal de Desenvolvimento Educacional. Criada pelos técnicos da Secretaria de Educação, o indicador tem sido um instrumento valioso no acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem. Paulista se destaca por ser um dos únicos municípios do estado de Pernambuco a ter uma avaliação própria.

“A avaliação educacional desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da educação como um todo. Através dela, conseguimos ter um diagnóstico do resultado do processo de ensino e aprendizagem que, aliado a outras estratégias, nos ajuda a aprimorar cada vez mais a educação do município. É muito merecida a homenagem aos professores e às escolas", destacou o secretário Geraldo Lima.