IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Meio Ambiente |

Paulista realiza parceria com o IFPE para preservação das tartarugas marinhas

Um aplicativo vai concentrar dados científicos sobre as espécies existentes na orla do município


As secretarias executivas de Tecnologia e de Meio Ambiente do Paulista realizaram nesta terça-feira (20.12) um encontro online com pessoas ligadas ao Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Em pauta, a definição de estratégias a serem aplicadas para o acesso das informações científicas contidas no aplicativo do projeto ‘Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas’. 


A ferramenta foi desenvolvida pelo estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da instituição de ensino, Gabriel Lima, com orientação do professor Rodrigo Lira, de Desenvolvimento de Software, também do IFPE. A proposta é a de expandir as ações educativas de preservação ambiental nas escolas do município do Paulista. 


“Desenvolvi o projeto como culminância de graduação do curso, e o objetivo é o de auxiliar na coleta e armazenamento de dados sobre as tartarugas marinhas no litoral de Pernambuco e de Paulista”, explica o estudante Gabriel Lima.


O professor Rodrigo Lira esclarece que a utilização da ferramenta facilitará no manuseio e acesso de informações e dados em tempo real, e em qualquer lugar. “O aplicativo híbrido (Web/Móvel) vai auxiliar na marcação da localização dos pontos de desova, ninhos e da eclosão de ovos de tartarugas, assim como o cadastro de subsídios relevantes sobre as espécies encontradas ao longo do litoral Pernambucano”.


Jaqueline Moreira secretária executiva de Tecnologia do município frisou, “É de suma importância o trabalho que estamos fazendo em parceria com o IFPE. Pretendemos usar a rede de tablets do Conecta Legal, que o município possui, para levar aos estudantes, de forma dinâmica e com uso da tecnologia, as informações e dados acerca das tartarugas marinhas e proporcionar aulas sobre a preservação ambiental, ministradas pelos técnicos e analistas ambientais da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA) e do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU)”, declarou. 


Nos 14 km de costa, do município de Paulista, desde a Praia de Enseadinha (Janga/PE) até o Pontal de Marinha Farinha, as quatro espécies encontradas são: tartaruga-cabeçuda, tartaruga-verde, tartaruga-de-pente e a tartaruga-oliva. O acompanhamento dessas espécies e coleta das informações é realizado, atualmente, pelo NSU. O público pode obter detalhes pelo endereço.

  

https://www.instagram.com/sema_paulista






 



Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441