Políticas Sociais |

1ª Edição da Culminância Municipal da Pessoa Idosa foi realizada em Paulista

A iniciativa contou com a participação dos grupos que compõem o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

A Prefeitura do Paulista realizou nesta quarta-feira (14) a 1ª Edição da Culminância Municipal da Pessoa Idosa, no Centro Administrativo, localizado em Maranguape I. O evento tem como público-alvo 180 idosos assistidos pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do município, ambos vinculados à Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos.

Na ocasião, foram apresentadas, de forma lúdica, as atividades desenvolvidas pelo grupo durante o ano de 2022. Houve aula de dança, atividades culturais e exposição de trabalhos manuais feitos pelos idosos com o tema natalino.

Proteção social e SCFV

A Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos trabalha com dois tipos de proteção: a proteção social básica e a social especial. A primeira é promovida através das seis unidades do CRAS do município. Para cada uma, existe um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que é executado de forma direta, com os idosos, dentro dos CRAS, e de forma indireta, através de Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Já a proteção social especial engloba casos de maior complexidade, contemplando famílias que vivem em situação de risco e/ou vulnerabilidade.

O SCFV executa a Política de Assistência Social para os idosos durante todo o ano, promovendo uma série de atividades com temas específicos, que visam despertar, de modo inclusivo, um sentimento de pertencimento à sociedade. Com o intuito de potencializar essa inclusão, os familiares também são inseridos na programação. No final do ano, a Culminância funciona como uma conclusão das ações desenvolvidas durante os 12 meses.