Educação |

Educação do Paulista desenvolve, na Escola Terezinha Camarotti, projeto sobre a Consciência Negra

Atividade foi desenvolvida com alunos do 7º e do 8º ano

A Escola Municipal Terezinha Camarotti, localizada no bairro da Mirueira, na cidade do Paulista, realizou nesta terça-feira (29) a apresentação do projeto Consciência Negra. O trabalho foi coordenado pelas professoras Glaucia Tadu e Glayce Maria, e pelo professor Heloy Altafiniê, e criado pelas turmas do 7º e do 8º ano. O intuito é valorizar a cultura afro-brasileira, bem como seus valores, lutas e ensinamentos.

Na atividade, os estudantes mostraram a forte influência que os povos africanos tiveram na formação da cultura brasileira através de sua história, religião, culinária, música, dança, etnia, costumes e cultura. A iniciativa também buscou valorizar e exaltar grandes personalidades negras que fizeram e fazem a diferença na luta contra o racismo.

Consciência Negra

O mês de novembro celebra a Consciência Negra, sendo tendo o dia 20/11 como uma data para relembrar as lutas do movimentos negro pelo fim da opressão provocada pela escravidão.

A data refere-se à morte de Zumbi, importante líder do Quilombo dos Palmares, situado no Nordeste do Brasil. O Dia da Consciência Negra também não nos deixa esquecer que o país é marcado pelos quase 350 anos de duração da escravidão e do tráfico de pessoas negras da África para o Brasil.