Meio Ambiente |

Paulista divulga balanço sobre a desova de tartarugas marinhas no município a partir de agosto de 2021

Os dados foram apresentados pelo Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU) do município, no âmbito do Projeto de Monitoramento e Conservação de Tartarugas Marinhas

O Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU), da Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Paulista (SEMA), apresentou o balanço do monitoramento reprodutivo de tartarugas marinhas no município desde agosto de 2021.

O município, em seus 14 km de orla marítima, apresenta grande diversidade de animais marinhos. Das cinco espécies de tartarugas marinhas que desovam no litoral brasileiro, quatro já foram registradas em Paulista: Eretmochelys imbricata (tartaruga-de-pente ou tartaruga-legítima), Chelonia mydas (tartaruga-verde), Lepidochelys olivacea (tartaruga-oliva) e Caretta caretta (tartaruga-cabeçuda).

De agosto de 2021 até o dia 30/11/2022, o Projeto de Monitoramento e Conservação de Tartarugas Marinhas do Paulista registrou um total de 3.250 filhotes nascidos em 38 ninhos. A praia de Enseadinha, no Janga, teve o maior número de ninhos, com 23 registros, seguidos das praias de Maria Farinha e Conceição, com 12 e três ninhos, respectivamente.

A espécie que mais desovou foi a tartaruga-de-pente, com um total de 31 ninhos e 2.670 filhotes que caminharam até o mar. Também foram registrados cinco ninhos de tartaruga-verde, com 415 filhotes, e dois ninhos de tartaruga-oliva, com 165 filhotes, além de 16 tartarugas mortas, e duas encalhadas ao longo das praias da cidade.

Paulista é a primeira Prefeitura do Brasil a obter autorização do Centro TAMAR/ICMBio para desenvolver atividades de manejo e conservação de tartarugas marinhas, através da licença SISBIO Nº 78452-1. O projeto visa promover a notificação das desovas e dos encalhes desses animais no litoral do município, bem como difundir o conhecimento sobre as espécies.

A SEMA recomenda que, ao avistar uma tartaruga ou rastro na areia, a pessoa deve entrar em contato com a equipe do projeto, por meio do número (81) 99836-9947 (Whatsapp) ou pelo @sema_paulista (Instagram). Com isso, o bicho será resgatado pelas equipes de biólogos e técnicos ambientais da Prefeitura.