Educação |

Educação do Paulista realiza Seminário Sobre Pedagogia do Afeto na Perspectiva Contemporânea

Evento foi realizado nesta terça (29.11), no auditório na Secretaria de Educação

A Secretaria de Educação do Paulista, através da Gerência de Apoio Discente e Articulação Comunitária, realizou na nesta terça-feira, dia 29/11, o VI Seminário de Psicologia com tema:  Pedagogia do Afeto na Perspectiva Contemporânea, que contou com a palestra do psicólogo clínico com especialidade escolar, Jurandir Andrade.

Na ocasião, a gerente de Apoio Discente e Articulação Comunitária, Elizângela Torres, ressaltou a importância do viver e valorizar intensamente cada momento, seja ele no âmbito profissional ou no âmbito pessoal, sendo necessário enfrentar cada desafio e seguir corajosamente adiante, mostrando que tudo que foi vivido pode ser utilizado como aprendizagem e sabedoria.

“O caminho se torna mais leve quando trilhado com  amor, dedicação, carinho e responsabilidade. Acreditar no trabalho em grupo e caminhar lado a lado é a base para a construção de um ambiente prazeroso e construtivo sempre. Assim é a Pedagogia do Afeto”, ressaltou.

O Secretário de Educação do Paulista, Geraldo Lima, também ressaltou a grande relevância do seminário, sobretudo, em um momento de intolerância vivenciado pela sociedade. Ele aproveitou ainda para agradecer pelo trabalho realizado pela equipe. "Paulista tem orgulho de ter profissionais como vocês, que se  dedicam  dia a dia, abrindo mão das suas atividades pessoais. Muito obrigado”, disse o gestor da pasta.

Durante sua palestra, Jurandir Andrade destacou que Paulo Freire, em Pedagogia da Autonomia, ressalta a importância da compreensão do valor dos sentimentos, das emoções, do desejo, da insegurança a ser superada pela segurança, na formação do educador. "O VI Seminário de Psicologia na Educação nos permitiu repensarmos as nossas práticas educativas a partir de uma Pedagogia do Afeto voltada às demandas da contemporaneidade”, completou.

Fotos: Gerson Nascimento