Saúde |

Paulista promove mais uma edição da ação ‘Saúde e Cidadania nos Terreiros’

Uma série de serviços da Prefeitura foram disponibilizados para a população

A Prefeitura de Paulista realizou, nesta terça-feira (29), mais uma edição da ação Saúde e Cidadania nos Terreiros. Desta vez, a iniciativa aconteceu no Terreiro Ilê Asé Omòlomím, localizado na Rua Barão de Cotegipe, 59, em Arthur Lundgren I. Além de diversos serviços oferecidos pelo governo municipal, também houve uma palestra com o Babalorixá Marcelo de Iemanjá, em alusão ao Dia da Consciência Negra.

A iniciativa tem como objetivo levar serviços da gestão, por meio da Coordenação da Saúde da População Negra, vinculada à Secretaria de Saúde, e da Diretoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, vinculada à Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos do município. Em relação à palestra, o intuito é ressaltar a importância dos povos de comunidades tradicionais de matriz africana e afro-indígena, assim como as lutas e barreiras enfrentadas na atualidade.

“Essa ação está sendo muito importante para a comunidade. Aqui, o pessoal precisa muito, e esses serviços são muito bem-vindos. Se Deus permitir, que venham mais ações “, disse Carla da Paz, moradora da Comunidade Barão de Cotegipe.

Da saúde, foram ofertados os seguintes serviços: aferição de pressão e glicose; avaliação nutricional; atendimento clínico geral; citologia (preventivo do câncer de colo de útero) para mulheres de 25 a 64 anos. Também houve distribuição de hipoclorito; orientação de saúde bucal; testagem e orientações sobre IST/Aids e distribuição de preservativo; vacinação contra a Covid-19 e a Influenza, e vacinação antirrábica.

Já em relação a Políticas Sociais e Direitos Humanos, a população foi beneficiada com cadastro de crianças com autismo; Vem Livre Acesso; inclusão e atualização do Cadastro Único; Programa Auxílio Brasil; encaminhamento para solicitação de segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito; orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC - LOAS) ; orientações sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); cadastramento das comunidades tradicionais de matriz africana e afro-indígena (manhã e tarde); orientação sobre o enfrentamento ao racismo; orientação jurídica de Direitos Humanos.

“Agradecemos à Prefeitura do Paulista por fazer essa ação aqui. A comunidade precisa muito. Esses serviços de saúde e de políticas sociais, serviços do CRAS, e trazer isso para dentro da comunidade ajuda bastante”, destacou o Babalorixá Marcelo de Iemanjá.