Saúde |

Paulista disponibiliza polos itinerantes na campanha de vacinação antirrábica

Com um polo itinerante por dia, a ação segue ocorrendo durante a semana

Nesta semana, a Prefeitura do Paulista vai disponibilizar de terça (29) a sexta-feira (02), das 9h ao meio-dia, polos itinerantes para a vacinação antirrábica de cães e gatos. Desde o início da campanha, 20.954 animais receberam o imunizante. Na 3ª etapa, realizada no último sábado (26), foram 5.752 cães e 2.349 gatos vacinados. O município conta com 40.430 cães e 8.155 gatos, totalizando 48.585 animais.

A diretora de Vigilância Ambiental do município, Andréa Melo, ressaltou que a cobertura vacinal é de extrema importância para a proteção de todos. “A raiva é uma doença que mata não só os pets, que são nossos queridinhos, mas também os seres humanos. A vacinação dos animais é uma responsabilidade de saúde pública”, destacou.

As áreas selecionadas foram devidamente mapeadas pela Vigilância Ambiental, no sentido de ampliar a cobertura vacinal na cidade.

Raiva animal

É uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida para o ser humano através de contato com animal infectado. É uma doença viral com quase 100% de mortalidade.

O processo de transmissão ocorre quando há contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordida. É importante compreender que nem toda mordida de cão ou gato transmite a raiva. Para haver contágio, é necessário que o animal seja portador do vírus.

Atualmente, a doença está praticamente erradicada das metrópoles, mas para manter o controle da raiva é preciso que os animais sejam vacinados anualmente.

Confira a programação:

Terça-feira (29):

- Terminal de Pau Amarelo - Rua Ten. Agnaldo Lima, 219, Loteamento Conceição.

Quarta-feira (30):

- Igreja Nossa Senhora do Ó - Av. Cláudio José Gueiros Leite, 7113, Nossa Senhora do Ó.

Quinta-feira (1º):

- Terminal Conjunto Praia do Janga - Rua Nossa Sra. do Carmo do Janga, 459, Conjunto Praia do Janga.

Sexta-feira (02):

- Rações Tabajara – Rodovia PE-15 (na antiga Pizzaria do Gordo)