Meio Ambiente |

Estudantes do Paulista vivenciam o Projeto Observando Rios

Análise da água do rio Timbó e observação do manguezal estão entre as pautas

Estudantes do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Irmã Assunta, em Paulista, participaram nesta sexta-feira (25) de uma aula diferenciada. Os alunos estiveram nas margens do rio Timbó, em Maria Farinha, na segunda coleta e análises das águas e vivência prática sobre manguezais. A ação faz parte do projeto Observando os Rios em Paulista, que ensina aos jovens a realizar análises físico-químicas das águas dos rios e dar um diagnóstico da saúde dos mesmos. O trabalho foi desenvolvido em comemoração ao Dia do Rio, que se celebra dia 24 de novembro.

“Com o projeto promovemos atividades para incentivar a consciência de cidadania ambiental desses jovens com o foco na preservação do meio ambiente”, informou a bióloga e coordenadora do Espaço Ciência, Fabiana Carmo.

Protagonismo Infanto Juvenil

A estudante Juliane Júlia, 10 anos, comemorou o aprendizado. “Eu aprendi que existem três tipos de mangue: o vermelho, o branco e o negro. Também aprendi a medir a temperatura do rio e ver com os reagentes se ela está limpa ou suja”, contou.

O estudante Gabriel Gentil, 11 anos, também participou da programação. “Eu não sabia que se podia chamar um aratu com o som que se faz ao bater uma lata, e que com reagentes podemos saber os metais que se encontram na água e se ela está contaminada”, destacou.

A engenheira agrônoma e analista ambiental da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA) do Paulista, Bruna Maldonado, comentou que a parceria com o Espaço Ciência e o Instituto SOS Mata Atlântica tem sido muito valiosa. “Estamos introduzindo nas escolas do município a ciência e o sentido da preservação ambiental nos alunos, estimulando o pensar e o entendimento crítico sobre o meio ambiente. Vivenciar as práticas no manguezal permitem aprender sobre a importância desse ecossistema para a preservação do meio ambiente marinho e costeiro”, reforçou.

O Projeto Observando os Rios é realizado por meio de parceria entre o Espaço Ciência, SOS Mata Atlântica, SEMA, a Secretaria de Educação do Paulista e a Escola Municipal Irmã Assunta.