Políticas Sociais |

Em Paulista, 408 famílias são beneficiadas com entrega do Conjunto Residencial Governador Eduardo Campos

Habitacional conta com 26 blocos de quatro andares e dois blocos de três andares

Foi inaugurado, nesta terça-feira (22), no bairro de Maranguape II, em Paulista, o Residencial Governador Eduardo Campos III. As chaves dos apartamentos foram entregues às 408 famílias de baixa renda beneficiadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, com projeto do Centro de Pesquisa, Formação e Desenvolvimento Feminista (Cefeminista).

A Prefeitura do Paulista, através da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, intermediou o cadastro das famílias selecionadas no CadÚnico e ofereceu apoio logístico para a entrega das residências.

“Estou muito feliz por ter participado desse movimento de luta pela moradia e muito emocionada por ter conseguido essa benção. São 13 anos de luta. Muito obrigada a Deus e a todos que participaram”, disse a beneficiada Zélia Gomes, emocionada com a conquista.

O valor total do empreendimento é de R$ 32 milhões, e os contemplados foram selecionados pela Organização e Luta dos Movimentos Populares de Pernambuco (OLMP) e pelo Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLP). A União, por meio da Caixa Econômica, firmou um convênio com os movimentos sociais.

Na ocasião, um dos líderes do MNLP, Paulo André Araújo, falou em seu discurso sobre a felicidade pela conquista do habitacional, além de destacar a importância da existência de gestores preocupados com a luta popular. “Aqui, hoje, estão os principais atores que resultaram nesse empreendimento. Cada um tem uma história de vida e batalhou muito. Aqui vai ser vida nova e moradia nova. Quero saudar o prefeito Yves Ribeiro, esse guerreiro que pautou a sua vida sempre do lado do mais pobre. Yves, você tem nosso respeito, porque você já esteve aqui do nosso lado. Você já foi líder comunitário e você conhece a nossa luta”, afirmou Paulo André.

No evento, além do prefeito Yves Ribeiro e de secretários municipais, a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB), também esteve presente, representando o Estado.

“De fato hoje é um dia carregado de muita emoção. Desde o primeiro momento que me aproximei aqui do conjunto habitacional imaginei há quanto tempo vocês estavam batalhando pelo direito à moradia. Teto é vida. Parabenizo a OLMP, o MNLP e a lideranças Paulo André e Carla Eduarda. Também quero destacar a participação do prefeito Yves Ribeiro, que sempre teve um histórico de apoio à luta popular. Aprendo muito com ele desde muito tempo atrás“, ressaltou a vice-governadora.

O habitacional foi construído em um terreno de 14 hectares doado pelo Governo Estadual, contando também com um investimento de R$ 589 mil da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) em intervenções de pavimentação e drenagem no acesso ao local.

Com 26 blocos de quatro andares e dois blocos de três andares, o Residencial Governador Eduardo Campos III totaliza 408 unidades habitacionais. São quatro apartamentos por andar, com 46,83 m², compostos por dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Essa primeira etapa da construção utilizou apenas parte dos 14 hectares do terreno. O restante da área também será utilizado para a construção de habitacionais, que já estão com projeto aguardando liberação de recurso por parte da Caixa Econômica.

A secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Kelly Tavares, destacou que a luta dos movimentos foi decisiva para a conquista de uma moradia digna. “A nossa gestão sempre vai estar ao lado do povo para concretizar, principalmente, os sonhos dos mais pobres”, afirmou.

“Primeiro quero pedir uma salva de palmas a Paulo André e Carla Eduarda (lideranças dos movimentos). É uma luta de 13 anos, e essa luta não foi em vão. Na época, o governador Eduardo Campos, junto com a Prefeitura de Paulista, que era comandada por mim, e com os movimentos sociais, desapropriou o terreno e deu início a essa vitória. O sonho de muita gente virou realidade. É uma alegria muito grande, porque agora o direito à moradia está garantido para essas pessoas. Em breve, a Escola Municipal Dom Hélder Câmara, que é aqui pertinho, estará pronta, o que também vai beneficiar esse grupo”, frisou o prefeito Yves Ribeiro.

Fotos: Breno Ferreira