Atividade mobilizou os usuários da Policlínica Josino Guerra
A Secretaria de Saúde do Paulista realizou, nesta sexta-feira (18/11), uma ação da Campanha Novembro Azul na Policlínica Severino Josino Guerra, localizada em Maranguape I.
A iniciativa ofereceu café da manhã, serviços de aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite. Além de entrega de preservativos e lacinhos azuis. A palestra foi proferida pela enfermeira Nilma Farias.
O Novembro Azul é um mês de conscientização sobre a saúde do homem de prevenção contra o câncer de próstata, segundo mais comum entre o público do sexo masculino no Brasil. A prevenção e a realização dos exames de rotina são essenciais para a detecção precoce da doença e para que haja maior chance de um tratamento eficaz.
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA/ 2020), no Brasil, são estimados 65.840 casos de próstata por ano no triênio 2020-2022.
O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
O que é a próstata?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Sintomas:
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:
• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Fatores de risco:
• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• obesidade.