Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca |

Prefeitura e Central Única das Favelas celebram convênio para realização de feira de empreendedorismo em Paulista

A ação visa fomentar o empreendedorismo das mães chefes de família da comunidade do Tururu, no Janga

Na cidade do Paulista, o projeto Mães de Favelas Empreendedoras, organizado pela Central Única das Favelas (CUFA), em parceria com a Prefeitura Municipal, será promovido entre os dias 14 e 16 de dezembro, na comunidade do Tururu, na Rua do Campo, localizada no bairro do Janga. A feira de negócios ocorrerá das 14h às 22h, contando com cursos profissionalizantes no setor de beleza, além da exposição de produtos.

A iniciativa visa fomentar o empreendedorismo das mães chefes de família, além de incentivar atividades culturais e buscar a valorização das comunidades. Com isso, também serão realizadas apresentações artísticas. O grupo Combo X, do manguebeat, está celebrando 30 anos de história e é uma das atrações confirmadas.

Nos três dias de evento, 40 mulheres receberão orientações e capacitação em educação financeira, além de expor seus produtos. Os cursos profissionalizantes disponíveis serão da área de beleza, com as seguintes opções: design de sobrancelhas; design de unhas; corte de cabelo; pintura e maquiagem; costura de roupas; upcycling ou revitalização de roupas usadas.

As participantes também terão acesso a empresários presentes na ocasião, que funcionará também como uma espécie de mini incubadora de startups.

“Somos uma organização internacional que visa a produtividade e o reconhecimento das comunidades/favelas na economia do mundo. Nossas ações são de cunho socioambiental e educacional, sem deixar de lado o empreendedorismo e o esporte. Aqui em Paulista, vamos realizar o primeiro Mães de Favelas Empreendedoras. Destaco que nossa embaixadora Luiza Brunet estará no evento, o que é muito importante, já que a Luísa faz uma articulação muito intensa entre nosso público e o setor empresarial não só nacional como mundial”, disse a vice-presidente da CUFA em Pernambuco, Risolane Oliveira.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca de Paulista, Raimundo Lopes, ressaltou a importância de fortalecer o empreendedorismo nas comunidades. O titular da pasta destacou ainda que foi procurado pela CUFA em razão do momento de desenvolvimento econômico e de fomento ao empreendedorismo pelo qual a cidade está passando.

“Somos quase 350 mil habitantes e hoje temos mais de 18 mil empreendedores individuais. Em até 60 minutos, qualquer pessoa moradora de Paulista sai com seu CNPJ de MEI. Somos pioneiros na região. Nosso convênio com a CUFA vai trazer projetos maravilhosos para o ensino financeiro da nossa população, pois sabemos fazer e realizar. Ficamos gratos por fomentar, apoiar e patrocinar ações como essas em nossa cidade, com uma entidade internacional como a CUFA, e vamos continuar essa sinergia de trabalho, integrando o setor privado com o setor público e com as entidades que realmente trabalham pelas pessoas”, disse o secretário municipal.