IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Saúde |

Saúde do Paulista libera vacinação contra Covid-19 para crianças sem comorbidade, de 6 meses a 11 meses e 29 dias de idade

A partir desta sexta-feira (18/11), bebês sem comorbidade, de 6 meses a menor de um ano (11 meses e 29 dias), poderão ser vacinados contra a Covid-19, em Paulista. A decisão foi tomada após orientação do Estado, por meio de ofício circular. De acordo com o documento, a recomendação se deu devido ao aumento de notificações de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Covid-19 em faixas etárias de 6 meses a 11 meses. A vacinação acontece de segunda a sexta, das 9h às 16, no Paulista North Way Shopping, no Centro. 

 

“Apesar dessa população apresentar um risco comparativamente menor do que os indivíduos adultos, também apresentam relevante risco para casos graves e óbitos por Covid-19. Considerando a baixa a procura e o controle de estoques municipais, evitando desperdícios de doses, os municípios continuam a vacinação de crianças de 6 meses a 2 anos de idade com comorbidades, e estão autorizados a avançar de forma concomitante a vacinação de crianças de 6 a 11 meses e 29 dias sem comorbidades, considerando a disponibilidade de doses em estoques”, especificou o documento.

 

Ainda de acordo com o documento, deverão ser aplicadas três doses, em que as duas doses iniciais são administradas com três semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose para esta faixa etária.

 

A administração concomitante de vacinas é uma importante estratégia para as campanhas de multivacinação, pois contribui para uma menor perda de oportunidade vacinal e consequentemente para melhores coberturas para as vacinas contempladas no Calendário Nacional de Vacinação, o Ministério da Saúde recomenda a administração concomitante de vacinas COVID-19 com as demais vacinas do calendário vacinal ou em qualquer intervalo na faixa etária de 6 meses de idade ou mais (Nota Técnica nº 195/2022- CGPNI/DEIDT/SVS/MS). 

 

Sobre a intercambialidade de vacina COVID-19, a série primária deverá ser realizada sempre com o mesmo imunizante, não sendo recomendada a intercambialidade com outras vacinas COVID-19. 

 

Em relação ao registro das doses aplicadas, estas deverão ser registradas como: 1ª Dose (D1), 2ª Dose (D2) ou 3ª Dose (D3). Ainda, indicar qual Grupo de Atendimento (Quadro 1), da categoria Comorbidade. 

 

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) Paulista, Giuliene Cavalcanti, lembrou que é preciso estar atento à documentação necessária para vacinar essas crianças. “Queremos alertar aos pais que é preciso levar a documentação exigida, como o RG do responsável, a Certidão de Nascimento da criança, o cartão SUS ou CPF e o comprovante de residência. E não esquecer do laudo médico para crianças de 6 meses a 2 anos (menores de 3 anos) com comorbidade”, ressaltou Giuliene Cavalcanti. 

  

Bebês de 6 meses a crianças de até menos de 3 anos com comorbidade

 

Assim como foi iniciado nesta quarta-feira (16/11), a vacina para a faixa etária de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, contempla apenas crianças com comorbidades, que são as seguintes: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo. 

 

A lista também contempla doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatia congênita, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças, neurológicas crônicas, doença renal crônica, imunocomprometidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, síndrome de Down, e cirrose hepática.

Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441