Ação integrada |

Projeto da rede municipal do Paulista sobre conservação das tartarugas marinhas é apresentado em Olinda

Selecionado para a 28ª edição da Ciência Jovem, uma das uma das mais antigas e maiores feiras de ciência do Brasil, o trabalho foi realizado por alunos da Escola Firmino da Veiga

Fruto de uma ação conjunta entre a Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA) e a Secretaria de Educação do Paulista, o projeto “Conservação das Tartarugas Marinhas: conhecer para preservar” começou a ser apresentado nesta quarta-feira (09), na cidade de Olinda, no mercado Eufrásio Barbosa. A iniciativa foi exibida para a comissão julgadora dos professores do Ciência Jovem. Os conteúdos estão sendo elaborados e apresentados pelos alunos do Colégio Municipal Firmino da Veiga.

O projeto humaniza o conhecimento prático, especificando e aplicando o exercício de preservação e educação ambiental sobre as tartarugas marinhas. São abordadas as quatro espécies que desovam no litoral do Paulista, e as cinco que circulam no Brasil, bem como o ciclo de eclosão dos ovos e o caminho que os filhotes de tartaruga percorrem até o mar.

De acordo com a professora de Ciências, Yhasmine Karine, que inscreveu o trabalho para a concorrência nacional, as apresentações estão sendo contempladas pela comissão julgadora. Posteriormente, ocorrerá a seleção nacional e, em caso de vitória, a equipe representará o Brasil internacionalmente, primeiramente em uma feira de ciências que acontecerá na Argentina.

Ciência Jovem

A feira de ciências é uma das maiores e mais antigas do Brasil, e será realizada nos dias 9, 10 e 11 de novembro, no Mercado Eufrásio Barbosa, na cidade de Olinda. A atividade terá a exibição de 170 projetos apresentados por alunos, além de 50 por professores, de modo presencial.

Os melhores trabalhos nacionais serão selecionados para participar de feiras internacionais de ciências e conhecimento, que serão divulgadas em calendário a ser informado em 2023.