IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Saúde |

Em Paulista, mutirão contra hanseníase termina nesta sexta-feira

Um consultório móvel se encontra no Forte de Pau Amarelo



Termina, em Paulista, nesta sexta-feira (04.11), um mutirão de atendimento para identificação de casos de hanseníase. As consultas acontecem das 9h às 12h e das 13h às 16h. Uma unidade móvel do Roda-Hans vai estar no Forte de Pau Amarelo atendendo, gratuitamente, pessoas com algum sintoma, a exemplo de manchas suspeitas na pele. A iniciativa é promovida em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE) e com o Ministério da Saúde, por meio da Fundação Novartis e do Morhan (Movimento de Reintegração das Pessoas Acometidas pela Hanseníase).


O propósito da iniciativa é alertar a população para o fato de que a hanseníase tem cura e tratamento gratuito ofertado pelo SUS - Sistema Único de Saúde -, além de aumentar o acesso ao diagnóstico.


No veículo do Roda-Hans, estão sendo feitos os atendimentos médicos e o diagnóstico da doença. Pessoas que estejam com um ou mais dos sinais a seguir devem procurar o serviço: manchas, feridas, caroços na pele com alteração de sensibilidade térmica, tátil e protetora; sensação de formigamento nos pés e nas mãos, sensação de picada ou agulhada pelo corpo, ou dor nas juntas; perda de força e sensibilidade; inflamação nas orelhas ou perda de pelos nas sobrancelhas ou nos cílios.


A atividade contará com a presença da médica dermatologista e hansenóloga Mecciene Mendes Rodrigues, e também do enfermeiro e especialista em hanseníase Randal de Medeiros Garcia, Coordenador do Núcleo Morhan Recife. Também participarão médicos e profissionais fisioterapeutas, e terapeutas ocupacionais do NASF-AB da Atenção Básica da rede municipal de saúde.


O apoio técnico do governo municipal ocorre por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Superintendência de Vigilância em Saúde, da Superintendência de Atenção Básica e da Coordenação do Programa Municipal de Controle e Prevenção da Hanseníase.


“Essa ação é muito importante para que a população tenha acesso ao diagnóstico precoce da hanseníase, ao tratamento e à cura. É uma doença muito antiga, podendo ser transmitida até mesmo pelo ar, além de possuir um alto poder de incapacidade física. Pode ocasionar perda de sensibilidade em algumas áreas do corpo, perda de força nas mãos e nos pés e perda da capacidade de trabalhar. Hanseníase tem tratamento e tem cura. Ao se tratar, você cuida de você mesmo, da sua família e de todos do seu convívio. Caso tenha um ou mais de um sintoma, compareça e procure atendimento”, disse a superintendente de Vigilância em Saúde, Manuella Falcão.



Hanseníase


É uma doença infecciosa e contagiosa, que afeta os nervos e a pele, sendo causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae. A transmissão ocorre por vias aéreas superiores (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro). A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico.

Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441