Meio Ambiente |

Estudantes do Paulista participam do Projeto Observando os Rios

Ação envolve a preservação dos cursos d’água e do manguezal

Estudantes do 5.º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Irmã Assunta, em Maria Farinha, na cidade do Paulista, participaram nesta sexta-feira (28.10), do primeiro dia de realização do Projeto Observando os Rios. O trabalho é pautado nas análises físico-químicas da água e no cuidado com o manguezal.

A garotada teve uma vivência prática no manguezal, aprendendo um pouco sobre esse ecossistema e a importância da sua biodiversidade. Em seguida, a água do Rio Timbó foi coletada para a realização das análises. A inspeção ficou a cargo dos próprios alunos e os resultados foram interpretados em conjunto.

O Projeto Observando os Rios acontece por meio de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente, o Espaço Ciência, a Escola Irmã Assunta e a ONG SOS Mata Atlântica. A próxima coleta e análises serão realizadas no dia 25 de novembro, seguindo o fluxo da Lua. Às 9h, o trabalho será na unidade de ensino, e, às 10h. A opção pela data é por conta das condições favoráveis da maré para o trabalho de campo.

O estudante Luís Henrique Chaves vivenciou a ação científica. “É muito legal  fazer trabalhos assim. Aprendemos como analisar a saúde da água de um rio com reagentes. Se a água ficar transparente significa que está boa, e se ficar vermelha significa que a área está contaminada e necessita de limpeza e preservação ambiental. Também aprendemos sobre o manguezal e que as sementes dele caem na água formando outros manguezais e que as plantas absorvem o sal e os nutrientes do solo nessas áreas, fornecendo alimentos aos bichos que vivem nele como os caranguejos e aratus”, explicou o aluno.