IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Meio Ambiente |

Paulista coloca em prática atividades do projeto Observando Rios

A ação promoverá coletas e análises em áreas de manguezais, contando com a participação de estudantes da rede municipal

 


A Prefeitura de Paulista, em parceria com o Espaço Ciência, realizará, de forma pioneira no município, o projeto Observando Rios. Por meio da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA), a iniciativa, que é desenvolvida pela ONG SOS Mata Atlântica, terá o envolvimento direto de alunos das escolas municipais, integrando a participação da SEMA com a Secretaria de Educação.


O objetivo é desenvolver nos cidadãos do Paulista o sentimento de pertencimento e responsabilidade local, bem como estimular a prática científica nos alunos da rede municipal de ensino. Com isso, o pensamento crítico e a consciência sobre a importância de preservar os manguezais serão trabalhados e incentivados.


O “Observando Rios” realizará, mensalmente, coletas e análises nas áreas de manguezais do Rio Timbó, estendendo-se até o Rio Paratibe, para verificar as condições químicas das águas e, consequentemente, as características das áreas de manguezais. Os resultados das análises vão gerar dados e informações que ajudarão nas tomadas de decisões para a conservação desse ecossistema, em um trabalho integrado entre a comunidade e a rede de ensino. 


Os dados obtidos mostraram a qualidade das águas, informando se estão próprias para consumo e balneabilidade. Além disso, podem explicar situações de possíveis degradações de uma determinada área ou ecossistema, verificando se a fauna e flora locais estão sendo prejudicadas devido às substâncias encontradas na água, por exemplo. 


Confira o cronograma inicial do projeto:


OUTUBRO - articulação com a Secretaria de Educação e Escolas; encontro na Escola definida para explanação do projeto; primeira coleta: marco para início do projeto. Será na última semana do mês. 


NOVEMBRO - segunda coleta: comparações com a coleta anterior e identificação de incertezas. 


DEZEMBRO - terceira coleta: consolidação do projeto e articulação para a continuidade em 2023. 


Calendário 2023 – ainda será definido. Porém, seguirá a mesma metodologia.



Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441