Educação |

Escola Nelson A. Bandeira de Andrade de Lima é inaugurada na Comunidade de Nossa Prata, em Paulista

Unidade de ensino foi construída com uma tecnologia pioneira e conta com oito salas de aula modernas e climatizadas

A Prefeitura do Paulista inaugurou, nesta sexta-feira (21), a Escola Nelson A. Bandeira de Andrade de Lima, localizada na Comunidade de Nossa Prata. O evento contou com a presença do prefeito Yves Ribeiro, do secretário de Educação, Geraldo Lima, e do secretariado municipal, além da apresentação da Banda de Metais e Percussão Firmino da Veiga, composta por estudantes da rede municipal.

As crianças presentes na inauguração foram contempladas com uma área de recreação, que contou com escorregadores, piscina de bolas, cama elástica e outros brinquedos. “Vai ser muito importante esse colégio que a Prefeitura fez. Agradeço demais, porque vai ajudar a comunidade, foi muito importante. Agradecer também às lideranças, que estão sempre presentes aqui”, afirmou Andreza Santos, moradora local.

A meta da Secretaria Municipal de Educação é ofertar 960 vagas na unidade de ensino, no Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano e na Educação de Jovens Adultos (EJA). O corpo docente deverá atuar com 20 professores.

“É emocionante esse momento. A comunidade de Nossa Prata tem um histórico de muita luta, luta pela moradia, pela cidadania. Essa escola moderna, de qualidade, está do jeito que a comunidade merece. A educação é o caminho para um novo mundo, para um futuro melhor. Estamos trabalhando e nos esforçando muito para avançar cada vez mais. Até o final do ano, estarei entregando mais duas escolas ao povo de Paulista. Também quero destacar que a homenagem a Nelson Bandeira é mais do que merecida. Ele foi o responsável por garantir o direito à moradia para a comunidade de Nossa Prata”, disse Yves Ribeiro.

O prédio conta com uma estrutura moderna, composta por oito salas de aula climatizadas, sala de leitura, sala de informática, biblioteca, recreio coberto, refeitório, cozinha, área de serviço com banheiro e despensa. A estrutura também é composta por bateria de banheiros convencionais, banheiro para pessoa com deficiência (PCD), sala de professores, diretoria, secretaria e almoxarifado.

No entorno da escola haverá quadra poliesportiva, área de convivência, área verde, bancos, estacionamento e acesso coberto.

“É uma felicidade imensa estar aqui hoje para inaugurar essa escola de referência e atender a comunidade. Esse é o modelo de escola que o prefeito trabalha. Moderna, totalmente climatizada, com uma estrutura muito boa. Ainda neste ano vamos inaugurar a escola Maria Leopoldina, a escola Carlos Drummond de Andrade e o anexo da Creche Irmã Linda. Vamos continuar lutando e avançando, para proporcionar aos nossos alunos uma educação de qualidade” destacou Geraldo Lima.

Estruturas modulares nas construções

A tecnologia empregada na construção da Escola Nelson A. Bandeira de Andrade de Lima, em Nossa Prata, é a mesma empregada na ampliação da Creche Tio Roberto, em Jardim Maranguape, e Escola Maria das Neves, em Jardim Paulista Baixo. A estrutura é modulada com painéis metálicos em aço galvanizado, antichamas, sobre base de concreto tipo “radier”. Esse modelo reduz a possibilidade de problemas de infiltrações no telhado.

O modelo é pioneiro na região. É utilizada a tecnologia termoacústica, que impede a entrada do calor externo. O mesmo acontece com a parte interna, que impede a passagem do sistema refrigerado para fora.

Homenagem ao Dr. Nelson Bandeira

A unidade ganhou o nome de Dr. Nelson A. Bandeira de Andrade de Lima. Ele faleceu em 2020, vítima da Covid-19. Advogado, Nelson foi procurador-geral do município do Paulista durante as duas últimas gestões de Yves Ribeiro como prefeito.