Educação |

Estudante do Paulista é campeã estadual do Concurso Ler Bem 2022

Aluna é do 4º ano da Escola Municipal Escritor Ariano Vilar Suassuna

A estudante paulistense, Anita Clara, 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Escritor Ariano Vilar Suassuna, é campeã estadual da final da 12ª edição do Concurso Ler Bem 2022. A disputa foi realizada na quarta-feira (19/10), no formato remoto. A iniciativa é promovida pela Associação Pernambucana de Atacadista e Distribuidores (ASPA).

Anita foi aprovada na semifinal estadual do concurso, realizada no último dia 08/08, e garantiu vaga na final. Antes aconteceu a final da etapa municipal, dirigida pela Secretaria de Educação do Paulista, através da Gerência de Espaços Ampliados de Aprendizagem e Coordenação de Bibliotecas Escolares, no dia 14/06. Na ocasião, a estudante foi classificada em primeiro lugar para a estadual, demonstrando o empenho e dedicação dos professores.

A etapa municipal, promovida no dia 14/06, contou com dez alunos, no auditório da Secretaria de Educação, no Centro do Paulista. Os três primeiros colocados foram Anita Clara (83,5 pontos), 1º lugar; Maria Eduarda (82,3), 2º; e Geovana Ferreira (79,6%), 3º. Todos os dez classificados e seus respectivos professores receberam certificado de participação. Os três primeiros colocados ganharam presentes.

A gerente de Espaços Ampliados de Aprendizagem, Regina Trindade, reforçou o empenho da Secretaria de Educação na promoção de aulas dinâmicas e formatos que estimulam a prática da leitura. "A etapa municipal foi um recorde, participaram 41 escolas. Cada unidade selecionou um estudante do 4º ano do ensino fundamental”, afirmou.

O concurso de leituras exige critérios na hora da avaliação das notas, como:  espontaneidade - naturalidade e fluidez na leitura, evitando-se uma leitura caricata; entonação - desenvoltura interpretativa de acordo com os sentidos do texto; pontuação - obediência às pausas (vírgula, ponto e vírgula, e ponto) e à  interrogação, exclamação e travessão.