PAULISTA > Notícias > Em Paulista, crianças de creches municipais ganham reforço na merenda

Educação | 22/02/2016

Em Paulista, crianças de creches municipais ganham reforço na merenda

As crianças matriculadas na Creche Municipal Jesus de Nazaré, localizada no bairro do Janga, em Paulista, receberam um reforço nas refeições diárias. Na tarde desta segunda-feira (22.02) os pequenos experimentaram pela primeira vez o suplemento alimentar NutrenKids, produto composto por vitaminas e sais minerais. A ação, que faz parte do Projeto NutriMais e conta com a parceria da empresa Nestlé, é pioneira no município e tem como objetivo prevenir e controlar casos de anemia e outras carências nutricionais além de ajudar no desenvolvimento de crianças com idades entre 1 a 6 anos.

A suplementação é feita através de um pó diluído na água administrado durante o lanche. O sachê consiste em três sabores: baunilha, chocolate e morango. O produto é enriquecido com mais de 20 vitaminas e minerais incluindo Zinco e Ferro. De acordo com a nutricionista Ana Patrícia Lima, o produto foi idealizado a partir da necessidade de controlar o estágio de subnutrição de algumas crianças.

“ Nem toda criança que está com um peso normal, está nutrida. Na maioria das vezes elas precisam da reposição de micronutrientes, como vitaminas e sais minerais. Foram pesadas crianças das três creches onde o projeto foi implementado e ficou decidido que, as que estiverem com o peso normal, tomarão o suplemento uma vez ao dia, e as que que apresentarem risco nutricional terão o produto adicionado às refeições duas vezes ao dia”, completou.

Ainda segundo Ana Patricia, nessa faixa etária de idade, entre 1 e 6 anos, as crianças estão mais sujeitas a desenvolver anemia, pensando nisso, o produto ajudará no combate a esse estágio de subnutrição. “ Além das cinco refeições diárias, haverá o acréscimo de mais vitaminas e minerais na alimentação desses pequenos, ou seja, eles terão um aumento de 150 calorias com carboidratos, proteínas de alto valor biológico e gordura saudável na alimentação. Já para aquelas crianças que apresentam risco nutricional, o ganho será de 300 calorias por dia”, finalizou.

Além da Jesus de Nazaré, o suplemento alimentar também é oferecido nas creches municipais Tio Roberto (Jardim Maranguape) e Irmã Linda (Engenho Maranguape). Ao todo, 200 crianças são beneficiadas com o Projeto NutriMais Paulista que faz parte da Secretaria Municipal de Educação.