PAULISTA > Notícias > Final do II Festival de Paródia Musical Escolar do Paulista lota teatro da cidade

Educação | 30/09/2015

O Teatro Paulo Freire, no Centro do Paulista, ficou lotado na manhã desta quarta-feira (30.09) para a final do II Festival de Paródia Musical Escolar, realizado através do programa Propaz, da Secretaria de Educação do município. Ao todo, mais de 600 alunos do 6º ao 9º ano de seis unidades de ensino fizeram canções com o tema “Paz nas escolas”. A grande vencedora foi o grupo que representou a Escola Municipal Ministro Marcos Freire, de Maranguape I. Os jovens apresentaram a música “A paz na canção”, baseada no sucesso “The Lazy Song”, de Bruno Mars.

O segundo lugar ficou com a Escola Municipal Cônego Costa Carvalho, da Vila Torres Galvão, com a música “Ai que alegria”, baseada no hit “Ai se eu te pego” de Michel Teló. A equipe vencedora recebeu um troféu e medalhas de participação, além de um dia de lazer no Sussuarana Park, na Zona Rural do Paulista. Já o segundo colocado ficou com as medalhas de prata.

Além das duas vencedoras, também se apresentaram os grupo das escolas municipais Governador Miguel Arraes, do Janga, com a canção “Gestos Simples de Paz”, baseada em “Versos Simples”, de Ana Carolina; Professora Terezinha Camarotti, da Mirueira, com a paródia “A paz na escola reinar” da música “Agora só falta você”, de Rita Lee; e Maria Luzia Pessoa de Andrade, de Jardim Paratibe, com a música “Paz na Escola”, um mash up baseado nos hits “Céu Azul”, do Charlie Brown Jr, e “Happy” do Pharrell Williams.

As paródias foram avaliadas por técnicos da Secretaria de Educação do Paulista a partir dos seguintes critérios: afinação, organização, criatividade, aderência ao tema e pontualidade. As escolas que se apresentaram nesta quarta-feira no Teatro Paulo Freire foram vencedoras das eliminatórias que aconteceram entre os dias 16 e 29 deste mês nas instituições de ensino integrantes do Programa Propaz.

Para o coordenador do II Festival de Paródia Musical Escolar, George Vieira, a atividade promove cultura e prevenção da violência nas escolas do município. “Esta não é apenas uma atividade lúdica que garante maior interação entre os alunos e estreitamento dos laços de amizade, mas também um exercício pedagógico que contou com o apoio de dos professores de português e artes, que orientaram na produção das paródias”, explicou George.

Descrição: https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif