PAULISTA > Notícias > Paulista incentiva a formalização de MEI para o setor de salões de beleza na cidade

Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca | 02/10/2023

Benefícios da formalização foram apresentados em ação realizada em parceria com a Embelleze

No esforço diário para impulsionar a economia dos bairros do município, representantes da Prefeitura do Paulista ministraram uma palestra nesta segunda-feira (02/10). A iniciativa teve o objetivo de fomentar a formalização de Microempreendedores Individuais (MEI) no setor de salões de beleza na cidade, e ainda, informar sobre os benefícios disponíveis para os empreendedores desse setor, promovendo seu crescimento empresarial. A palestra aconteceu na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca, no centro da cidade, e reuniu 25 pessoas.

Na ocasião, a consultora da Sala do Empreendedor de Paulista, Cleovani Freitas, destacou os benefícios de ser um MEI. Ela ressaltou que, além de auxiliar a entender como se formalizar se registrando no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), quem tem esse documento, pode requerer a inscrição municipal e assim emitir notas fiscais, podendo oferecer seus serviços e produtos a empresas privadas de maior porte e a órgãos públicos, federais, estaduais e municipais.

“O MEI também pode receber orientações sobre educação financeira para seu negócio e buscar linhas de crédito especiais com taxas competitivas, adaptadas às suas necessidades específicas. Ele pode aprender ainda como adquirir veículos utilitários, se necessário, para expandir suas atividades comerciais, contando com facilidades previstas em lei e descontos que podem chegar até um 30%”, afirmou a servidora municipal.

O gestor pedagógico da unidade da Embelleze em Paulista, Maximiliano Silva, ressaltou a importância do trabalho para os empreendedores, pois incentiva as pessoas a abrir seu próprio negócio com responsabilidade, buscando qualificação e compreendendo os aspectos técnicos do negócio escolhido.

“Estamos fornecendo informações práticas, como a correta maneira de descartar lâminas em barbearias, em conformidade com os pontos de coleta autorizados. Também é crucial evitar trabalhar na clandestinidade, sem registro profissional. Tem que garantir a procedência das atividades profissionais, ou seja a qualidade, e também a segurança para quem vai receber o serviço”, apontou o representante da empresa.