PAULISTA > Notícias > IV Conferência de Cultura do Paulista aprova propostas para o município

Cultura | 17/09/2023

IV Conferência de Cultura do Paulista aprova propostas para o município

No evento foram eleitos delegados para a Conferência Estadual de Cultura

Foi encerrada, na noite deste sábado (16), no auditório do Centro Administrativo em Maranguape I, a IV Conferência Municipal de Cultura do Paulista. Na ocasião, foram aprovadas as propostas em níveis federal, estadual e municipal, além de eleitos os delegados e suplentes para a 5ª Conferência Estadual de Cultura. O tema do evento, que teve início na sexta-feira (15.08), foi “Democracia e Direito à Cultura”.

Composta por fazedores de cultura do município, como cantores, escritores, artistas plásticos, cineastas, produtores musicais e artesãos, a Conferência debateu diversos temas ligados à cultura do município, divididos em seis eixos. Ao final, foram aprovadas diversas propostas de fomento à cultura do município, como o desmembramento da Secretaria de Turismo, Cultura, Juventude e Esportes para a criação da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico. Outra proposta aprovada foi a estipulação de um percentual de 3% a 5% do orçamento municipal a serem gastos com a cultura. Todas as proposições serão encaminhadas à Gestão Municipal.

“Conseguimos debater sobre políticas públicas voltadas para a cultura com a participação da sociedade, visando ao fortalecimento dos direitos culturais em Paulista”, afirmou Natália Bringel, uma das coordenadoras do evento.